Relato de um fã de Grandia

 

Tudo começou quando eu estava de férias na praia. No momento, eu tinha meus saudosos Mega Drive e SNES, e o meu tão sonhado Saturn, que já estava indo para o buraco, embora eu me negasse a ver isso.... Pois bem, fui até a banca de revistas, olhei as revistas de videogame, e vi uma Gamers com o seguinte texto na capa: "Grandia: Finalmente é lançado o maior projeto da Game Arts". Folheei e comprei.

No apartamento, comecei a ler a revista. Até que cheguei na página que mudaria minha vida (nem tanto, mas quase isso). "GRANDIA: ABSOLUTO", era o que estava escrito. Li a matéria e pensei: "Vou comprar esse jogo".

Os dias se passaram, procurei o jogo mas não encontrei. Fui acompanhando as matérias na revista Gamers e ia sonhando.... Uns 6 meses depois do acontecimento acima, um amigo me avisou: "Ah, eu fui na loja de CD e tinha Grandia para vender lá.". Desnecessário dizer que eu fui lá no dia seguinte. O cara me disse que não tinha, mas ele logo arranjaria um, e entregaria em casa (que chique). Esperei, e chegou. Paguei R$ 30 (pirata, obviamente...). Coloquei o CD no Saturn, liguei: não funcionou. Fiquei desesperado. Liguei para o dono da loja, e ele enrolou ("Ah, sabe como é, talvez a memória esteja cheia, etc...") Tentei várias vezes freneticamente (agora descobri o truque: se um jogo se recusa a funcionar, é só virar o videogame de cabeça para baixo. É infalível, tanto para Saturn quanto para Playstation. Depois que o jogo começar, é só desvirar, mas dá para deixar virado). Então funcionou....

Assim os dias se passaram. A saída de Palm, o navio fantasma, a chegada em New Palm, a despedida de Sue, o topo do fim do mundo, até que cheguei no segundo CD. Eu não sabia como trocar de CD, fiquei desesperado, mas descobri (na tela pedindo para trocar de CD, era só apertar o botão que aparecia a tela de save. Era sós salvar, desligar, trocar de CD, ligar e continuar. No Playstation é só abrir e trocar de CD, acho).

E continuei: a revelação de Leen, Jeelpadon (Zil Padon), o namorado de Milda, a revelação de Feena, a libertação de Gaia, a mutação de Gaia, e, finalmente, a destruição de Gaia... Acabei o jogo numa manhã de domingo, e fiquei maravilhado com o jogo inteiro (a primeira coisa que fiz depois foi começar novamente...).

E assim foi. Mas havia um problema: eu sabia muito pouco da história (o jogo era japonês....). Então, fui na casa da minha prima, e a fuçei na Internet (eu não tinha na época). Então descobri o Alent Project, uma união de fãs indignados (porque Grandia nunca iria ver a cor do Ocidente, era isso que todos pensavam na época) e começaram a colocar a tradução do jogo numa página. Assim, finalmente descobri a belíssima história de Grandia, os Kouyokujins (Icarians....), a antiga civilização Enjool (Angel no americano, creio eu) e tudo mais (na verdade eles só traduziram metade do jogo, mas como foi  a primeira metade do primeiro CD e a segunda metade do segundo CD, deu para entender bem a história).

Depois disso, anunciado: Grandia no Playstation!! E depois: Grandia americano no Playstation! Super legal, mas eu não tinha um Play (e ainda não tenho....)

De qualquer modo, tempo depois, "ganhei" o acesso à Internet de Natal. E decidi: "vou fazer uma página sobre Grandia!!". E aqui está.

Mas não acabou, veio Grandia II, mas nunca tive a oportunidade de jogá-lo, e Grandia Parallel Trippers, que no momento estou procurando um rom ^-^.

Nas minhas andanças, achei uma página com todos os MP3's de Grandia, desnecessário dizer que já peguei tudo... Também peguei as músicas do CD Vent, com remixes, incluindo uma versão cantada da música de Alent. Gostei tanto da música que fiquei meio paranóico, e decidi mandar um e-mail para Feena, da Grandia Sanctuary, perguntando quem canta e se ela tinhas as letras, e falando da minha página. Para a minha felicidade, ela me respondeu, e disse que colocaria as letras na página dela e um link para a minha. Mas ela nunca colocou....

Até que, nessa semana, visitei a página dela e vi que ela colocou um link para minha página!! É, ela não tinha esquecido... ^-^. Quem sabe ela ponha a letra da música ainda....

Pois bem, essa é minha história. Grandia é um jogo simplesmente sensacional. Você só jogou e abandonou-o num canto, ou realmente jogou, jogou e jogou?? Você prestou atenção nos detalhes? Já viu eles comendo na mesa, Feena e Liete bem educadas, Rapp se empanturrando, Guido roubando comida do Rapp? Já levantou pesos no dormitório dos marinheiros no navio? Já chegou ao topo da Magic Tower (Tower of Temptation)? Já percebeu qual é a outra música que toca na taverna de Palm (fora a de Gadwin)? Ficou emocionado quando escutou a parte final da música "Canção do Povo" de Grandia II? Caso sim, se interne! Você é um fã incurável e obcecado de Grandia....

 

[ Voltar para Etc | Voltar para Grandia ]