♦ Lunar: Legend

    Lunar: Legend é uma nova versão de Lunar: Silver Star, feita pela Media Rings e lançado para Game Boy Advance. O jogo foi totalmente refeito, fazendo dele o segundo "remake" da série. É difícil de explicar: o jogo continua quase o mesmo, mas sendo completamente diferente. A história foi mantida, apenas pequenas alterações foram feitas (como no início - em Lunar: The Silver Star Story, Alex vai até a White Dragon Cave por causa de alguns tremores de terra que estavam acontecendo, ou algo assim. Já em Legend, ele vai lá para acompanhar Nash, que queria passar pelo julgamento do White Dragon).
     Os gráficos foram refeitos para o GBA, mas mantendo as características do original. A cidade de Vane, por exemplo, está bem diferente, porém sua arquitetura continua mesma. Mas o grande destaque dessa versão vão para os sprites dos personagens: eles ganharam mais movimentos e estão mais detalhados.

 

    As músicas são as mesmas, obviamente adaptadas para o equipamento do GBA. O sistema de batalha foi um pouco modificado, porém: agora os personagens não se movimentam pela tela, eles permanecem parados (lógico que nas animações sim, mas estou falando de seus lugares no campo de batalha, agora fixos). Não é mais necessário se preocupar se seu personagem conseguirá alcançar o inimigo para atacá-lo. Claro que isso acabou prejudicando um pouco a estratégia das batalhas... Outra modificação foi a adição de um novo ataque, chamado "Charge". Você possui uma barra de charge e conforme você vai atacando, ela vai enchendo. Quando ela chegar ao limite, você poderá desferir um ataque especial (que varia de personagem para personagem) sem custo de MP.

    Quanto ao sistema de evolução, pode-se dizer que as coisas pioraram ou melhoraram, dependendo de sua opinião. O sistema em si continua mesmo, mas agora tudo está MUITO mais fácil. As batalhas são bem mais fáceis, principalmente as dos chefes. Acho que eu só levei um Game Over no jogo inteiro. Para quem gosta do jogo mais pela história, ficou melhor. Mas as batalhas com certeza perderam muito de seu brilho. Bom, pelo menos você não vai gastar pilhas de seu GBA evoluindo... (se é que você vai jogar num GBA, heh...).
    Falando de batalhas, uma grande mudança: agora elas são aleatórias. Você não vê mais os inimigos na tela para poder desviar deles: a luta pode acontecer a qualquer momento. Eu considero batalhas aleatórias uma das coisas mais irritantes do mundo, mas como o jogo está bem mais fácil, não é um problema tão grande.

    Para compensar as perdas originadas pela conversão, a Media Rings teve uma boa sacada: agorá há um esquema de 'Cards', cartões que contém sprites dos personagens e inimigos. Seguindo a filosofia Pokémon, o seu desafio será pegar todos os 175 Cards do jogo (e você pode trocá-los com um amigo pelo GameLink do GBA). Quanto às cenas de anime do Lunar TSSS, obviamente elas não estão presentes em Lunar Legend. Em seu lugar, existem as chamadas: "CG's" - que nada mais são que imagens (paradas) tiradas das seqüências de anime, que são exibidas nos momentos em que seriam exibidos as animações de TSSS. Mas há novidades: existem algumas CG's que não forma tiradas de nenhum sequência de anime - são inéditas! E também há outro detalhe: conforme você vai vendo as CG's pelo jogo, elas se tornam disponíveis no "Options", junto com os Cards, para serem visualizadas a hora que você quiser. E finalmente, os famosos Bromides de TSSS foram transformados em CG's. E novamente, você ficará doente para encontrá-los - eu achei somente dois, sendo que um deles você ganha quase que obrigatoriamente pelo jogo. E provavelmente existem muito mais, e provavelmente em lugares diferentes do TSSS! Só não sei se existem inéditos, porque esses dois que eu peguei também tinha no TSSS. De qualquer modo, está aberta a novamente a temporada de caça aos Bromides - quer dizer, CG's... 

    Em resumo, creio que a iniciativa da Media Rings foi muito boa. Para os que já conheciam Lunar, é uma nova oportunidade de voltar a jogar este jogo tão cativante e ver as coisas inéditas presente nessa versão. Para os "leigos", é uma grande chance para conhecer o mundo de Lunar. E para os (antes) tristes indivíduos como eu, que têm um Sega Saturn e conseqüentemente só puderam jogar a versão japonesa, é finalmente a hora de REALMENTE entender a história!!!! Só espero que lancem Lunar Legend 2, baseado no Lunar Eternal Blue...

    Você pode jogar Lunar Legend em um emulador. Vá ao site World of Game Boy, lá você achará tanto o ROM quanto o Emulador. Só lembrando que o uso deles é de responsabilidade inteiramente sua...

    Para mais informações, visite aí as outras seções sobre Lunar Legend (as que têm "LL" no começo) (se bem que existem algumas coisas de Lunar Legend nas outra seções...):

 

A HistóriaO JogoPersonagensImagensLunar Legend
LL: Cards

Voltar para G-A